Por Observatório Nacional de Segurança Viária

Capacitando profissionais para uma Mobilidade mais Segura

A Palestra "Legislação pertinente à educação para o trânsito, comportamento humano, ética e moral no trânsito" objetiva conhecer quais são os elementos que fazem parte da dinâmica do trânsito e as variáveis relacionadas aos sinistros/acidentes.

CONTEÚDOS ABORDADOS NA PALESTRA

Origem do Trânsito
1
Histórico da Legislação Brasileira de Trânsito
2
Legislação Brasileira pertinente à Educação para o Trânsito
3
Comportamento humano, agressividade e o trânsito
4
Teoria de  Homeostase de risco (Target Risk – 1994) segundo Wilde
5
Teoria Monderman (Shared Space – Espaço compartilhado – 30km/h) segundo Monderman
6
Ética e moral no trânsito
7
ROMUALDO CRONEMBERGER

TEMPO DA PALESTRA

1 hora.
CRIS FRANKLIN

FORMATO DA PALESTRA

Presencial ou Remota (online ao vivo).

Público-alvo da Palestra

  • Profissionais que atuam na área do trânsito.
  • Educadores.
João da Silva
Palestrante 
Elisio Souza Melo
Observador Certificado desde 2020. Doutor em Artes Cênicas com a Tese: Educação para o Trânsito e os Jogos Teatrais pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Mestre em Desenvolvimento Humano e Responsabilidade Social pela Fundação Visconde de Cairu (FVC). Bacharel em Arquitetura pela UFBA. Bacharel em Artes Cênicas pela UFBA. Professor e Consultor na área de Educação para o Trânsito.

Elisio é Pós-graduado em: Ordenamento Territorial, Planejamento Regional e Planejamento Urbano–Uso do Solo, pela Technische Universität Berlin (TUB)/Alemanha. Em Gestão do Trânsito pela UNEB; Em Gestão em Órgãos de Infraestrutura de Transportes pela UFBA; Em Planejamento de Transportes Urbanos pelo IPEA e Secretaria de Planejamento da Presidência da República. Em Engenharia de Sistemas Urbanos pelo IBAM, e em Análise de Sistemas pela UES/RJ.

Atualmente é funcionário da Secretaria de Transportes e Comunicações (STC) atual Secretaria de Infraestrutura de Transportes do Governo do Estado da Bahia (SEINFRA) e Presidente da Defesa de Autuação de Infrações de Trânsito nas Rodovias Estaduais do Governo do Estado da Bahia.

Foi integrante da Equipe de Análise e Julgamento de Concorrências Pública Nacional e Internacional para o Setor de Infraestrutura de Transportes da Bahia. Atuou na coordenação dos Transportes e Articulação Governamental – Projetos da Secretaria do Planejamento. Foi vice-presidente da JARI - Junta Administrativa de Recursos de Infrações do Estado da Bahia. Foi gerente da Diretoria de Logística do Departamento Estadual de Infraestrutura de Transportes do Estado da Bahia (DERBA), Membro da Comissão de Educação para o Trânsito do Governo do Estado da Bahia. Coordenador II da Diretoria de Operações de Tráfego da Superintendência de Infraestrutura / Secretaria de Infraestrutura de Transportes do Governo do Estado da Bahia. Ex-membro da Câmara Temática de Educação para o Trânsito, Formação e Habilitação de Condutores do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN/DF). 
João Maria

Sobre o Observatório Nacional de Segurança Viária

O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária (ONSV) é uma Instituição Social sem fins lucrativos (OSCIP), dedicada a desenvolver ações que contribuam de maneira efetiva para a diminuição dos elevados índices de acidentes no trânsito do nosso país. Idealizador do Movimento Maio Amarelo, o maior movimento em prol da Segurança Viária do Brasil.

O ONSV é reconhecido pelo Ministério da Justiça como uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) e atua como um órgão de inteligência que, por meio de educação, pesquisa, planejamento e informação. Atua também como Organização Consultora Especial junto ao ECOSOC (Conselho Econômico e Social) da ONU (Organização das Nações Unidas) e está alinhado a seis dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

Todos os valores arrecadados em cursos, palestras e projetos são 100% direcionados ao desenvolvimento do trabalho que é realizado pelo OBSERVATÓRIO por meio dos profissionais envolvidos. Ajude-nos a continuar lutando por esta causa.
João da Silva
RAMALHO
"Tenho muito orgulho ao olhar para trás e ver que nossa Missão vem sendo cumprida desde o primeiro dia de criação do Observatório. E agora, temos uma equipe de Elite para atender todas as demandas que surgirem a respeito da Segurança Viária no país. Queremos continuar fazendo a diferença e salvando vidas".

José Aurélio Ramalho
Diretor Presidente do Observatório

Você também pode gostar deste outro tema.